Quem já trabalhou na indústria sabe como é complexo lidar com grandes instalações no campo. Além disso, quando se trata de máquinas, elas são conhecidas por serem máquinas pesadas e requerem muita energia elétrica para funcionar. Além disso, os componentes dessas máquinas são muito mais robustos do que a eletrônica normal. Então podemos perguntar o que é cabo de automação, quais as especificações diferentes dos cabos comuns que usamos todos os dias.
Os cabos de automação são um elemento chave em estruturas de TI, fábricas e espaços residenciais inteligentes. Equipamentos eletrônicos sensíveis e complexos requerem sistemas de cabeamento adequados, duráveis e confiáveis que possam lidar com processos industriais, altos fluxos de dados e os esforços mecânicos necessários para interligar os dispositivos que compõem a infraestrutura.
Hoje em dia, a automação é amplamente utilizada no contexto da transformação digital, e a rede é um componente fundamental na integração de todos os dispositivos nessa infraestrutura digital. Os cabos de automação , permitem a troca de dados, tornando a Internet das Coisas uma realidade mais tangível para empresas e residências.
Portanto os cabos para automação são muito importante, especialmente os cabos RS-485, que funcionam bem em longas distâncias e, portanto, são ideais para aplicações prediais, empresariais e residenciais.
Particularidades Do Cabo Para Automação
A especificação TIA/EIA-485-A orienta as principais diretrizes e melhores práticas para cabeamento de automação RS-485 para que a transmissão de informações não seja comprometida. Este cabo transmite dados digitais a taxas de até 10 Mbps ou mais entre vários locais em distâncias de até 1000 metros, dependendo do tipo de cabeamento e do sistema no qual a rede se baseia.
Os sistemas de cabos de automação devem ser balanceados – par trançado. Isso significa que o cabo deve consistir em mais de dois fios além do fio terra.
Este sistema de transmissão de sinal ocorre inversamente entre um fio e outro. Em outras palavras, se um fio transmite em alta frequência, o outro fio transmite automaticamente dados em baixa frequência.
O uso de um transmissor compatível com RS-485 com cabos de par trançado reduz as duas principais fontes de interferência em redes de longa distância de alta velocidade: EMI irradiada e EMI recebida.
A supressão da EMI irradiada ocorre porque os sinais nos fios são iguais e opostos, ou seja, eles tendem a se anular. No entanto, esse resultado é baseado na suposição de que os fios têm exatamente o mesmo comprimento e na mesma posição, o que exige que eles estejam o mais próximo possível um do outro, para que sejam torcidos.
A EMI recebida ocorre quando a interferência de sinais indesejados destrói a integridade dos dados que devem ser transmitidos. No entanto, pela mesma razão que os cabos de automação de par trançado ajudam a evitar a EMI irradiada, também ajudam a reduzir os efeitos da EMI recebida, pois o ruído de modo comum recebido em um fio tende a ser diferente do outro.
Qual o Funcionamento da Impedância
A impedância de cada cabo utilizado para automação está relacionada às características do sistema de fiação, como a geometria do cabo e a composição de sua isolação. A especificação RS-485 recomenda, mas não especifica, que esta impedância característica seja de 120 ohms.
A impedância é usada para calcular o número de transmissores e receptores que um sistema pode suportar para suportar a operação normal de um projeto de automação. De acordo com a nota de aplicação TIA-EIA-485-A, o transmissor pode acionar apenas um par trançado, mas em alguns casos pode acionar vários pares trançados.
Quais as Vantagens
Os cabos de automação são muito importantes no campo industrial. Eles ainda são chamados de cabos de protocolo de comunicação porque são responsáveis por enviar informações do centro de comando que determinarão o que uma ou mais máquinas devem fazer. É por isso que esses cabos não sofrem interferência, e os componentes utilizados em sua construção tornam a interferência praticamente nula.
A isolação dos cabos de automação é diferente da dos cabos comuns que são usados convencionalmente. Esses cabos são encontrados em grandes indústrias como energia, petróleo, gás, indústria alimentícia, etc. Os cabos de automação também são amplamente utilizados na robótica.
Uma grande característica dos cabos de automação é que eles são bons para muitas indústrias, são feitos especialmente para trabalhar em áreas de alto tráfego, por isso estão sempre sob pressão e estresse, mas ainda fornecem a energia necessária porque são projetados para isso. . Vale ressaltar que os cabos utilizados para automação estão sempre vibrando e são mais grossos que outros. Portanto, é necessário adquirir um cabo de automação de boa qualidade para torná-lo totalmente funcional.
Esperamos ter contribuídos com algumas informações sobre o que é cabo de automação, porém caso queira saber mais clique no botão abaixo e conheça outros tipos de cabos.