Eficiência dos Módulos Fotovoltaicos

A Eficiência dos módulos fotovoltaicos de silício cristalino está em absorvem a radiação solar em uma faixa espectral muito estreita de radiação.

Fótons com energias mais altas do que o necessário (mais próximo da luz UV e frequência mais alta) criam excesso de energia que é convertida em calor.

Os fótons com menos energia do que o necessário (mais próximos da luz infravermelha, com frequências mais baixas) não fornecem energia suficiente para a liberação de elétrons, que é convertido em calor.

Mesmo dentro da faixa disponível, apenas uma fração dos fótons possui energia adequada para o efeito fotovoltaico, e fótons com mais energia ajudam a gerar mais calor.

Quando exposta ao calor, uma célula fotovoltaica de silício cristalino perde eficiência porque a tensão da célula cai e, portanto, a energia que ela pode produzir também cai.

Na região da junção PN existe um gradiente elevador que contribui para o aumento das perdas de conversão fotovoltaica.

Durante a fabricação de módulos fotovoltaicos, conectar células fotovoltaicas em série também aumenta as perdas devido ao aumento da resistência entre as conexões.

Os fabricantes empregam técnicas de produção aprimoradas projetadas para reduzir as perdas de células individuais e coletivas para obter a máxima eficiência.

eficiencia dos modulos fotovoltaicos

As células fotovoltaicas têm uma eficiência maior do que os módulos fotovoltaicos que compõem os painéis solares porque a eficiência é baseada na área total que recebe radiação solar.

Isso ocorre porque os módulos fotovoltaicos têm muito “espaço morto”, como o espaço entre células, bordas e quadros.

eficiencia dos modulos fotovoltaicos

Resumindo:
Uma desvantagem é que de toda radiação solar que atinge um módulo fotovoltaico, apenas uma fração atinge as condições adequadas para que o efeito fotovoltaico ocorra em suas células.

Dessa parte disponível, o módulo só pode utilizar parte dela para gerar energia solar devido a perdas por fatores elétricos e físicos.

eficiencia do modulos fotovoltaicos

Perguntas Frequentes:

Quais são os tipos de módulos fotovoltaicos?

Existem três principais tipos de módulos fotovoltaicos: monocristalino, policristalino e de película fina.

Quantas placas solares para gerar 500 kW?

Para gerar 500 kW, são necessárias aproximadamente 1.250 a 1.500 placas solares, considerando placas de 330 a 400 W cada.

Para que serve o módulo fotovoltaico?

O módulo fotovoltaico é utilizado para converter a energia solar em eletricidade.

Qual a diferença de placa solar e fotovoltaica?

Placa solar geralmente se refere a qualquer dispositivo que captura energia solar, enquanto a placa fotovoltaica especificamente converte luz solar em eletricidade.

Qual a tecnologia de módulos fotovoltaicos mais utilizada atualmente?

A tecnologia de módulos fotovoltaicos mais utilizada atualmente é a dos módulos monocristalinos, devido à sua maior eficiência.

Qual é o painel solar mais eficiente?

Os painéis solares monocristalinos são considerados os mais eficientes no mercado atual.

Quanto gera por dia 10 placas solares?

10 placas solares podem gerar entre 30 a 50 kWh por dia, dependendo da eficiência das placas e da quantidade de luz solar recebida.

Quanto gera 14 placas solares?

14 placas solares podem gerar entre 42 a 70 kWh por dia, dependendo da eficiência das placas e da quantidade de luz solar recebida.

Quantas placas de energia solar para um ar condicionado?

Para alimentar um ar condicionado, são necessárias entre 3 a 5 placas solares, dependendo da capacidade do aparelho e do uso diário.

Conheça Também:

Painel Solar ou Placa Solar

Calcule o Potencial de Energia Solar Para Sua Residência

Energia Solar Residencial Vale a Pena ?

 

Botão Voltar ao topo