Instalação Solar On Grid

Você sabe o que é Instalação Solar On Grid

Em um sistema vinculado à rede (também conhecido como Instalação Solar On Grid), a geração de energia solar é conectada à rede pública, ou seja, quando sua unidade produz mais energia do que você consome, essa energia é enviada de volta à rede pública e convertidos em créditos de Energia e podem ser utilizados por até cinco anos.

E, caso o sistema não consiga gerar a energia necessária ao consumo, a rede pública reporá a energia restante, ou seja, o valor da conta de luz será bastante reduzido.

Para harmonizar o sistema conectado à rede com a rede pública, será necessário o uso de um inversor interativo, que, além da coordenação, converte a energia gerada pelos painéis solares em corrente contínua (CC), convertendo-a em eletricidade. Corrente (CA).

Como funciona um sistema fotovoltaico conectado à rede?

Os sistemas Instalação Solar On Grid funcionam captando a luz solar através de painéis solares, gerando corrente contínua (CC), que é convertida em corrente alternada (CA) por inversores solares e distribuída para a propriedade.

A maior diferença entre um sistema on-grid que é ligado à rede e um sistema fora da rede chamado de off-grid é o que acontece com o excesso de energia produzida: enquanto um sistema off-grid armazena energia em células solares, um sistema ligado à rede a transfere para a rede, produzindo energia que é creditado para uso posterior.

Aprenda passo a passo como funciona um sistema solar conectado à rede:

A energia de corrente contínua (DC) é gerada pela captura da luz solar através de painéis solares fotovoltaicos;
A partir daí, a corrente contínua passa por um inversor solar conectado à rede e convertida em corrente alternada (CA);
Convertida para o mesmo tipo de energia fornecida pela distribuidora, uma parte do inversor gerado é utilizada para os equipamentos eletrônicos do imóvel;
Seu excedente será transferido para a rede geral (os proprietários receberão o devido crédito);
Por fim, será feito o monitoramento para medir a quantidade de eletricidade gerada pela energia solar.

Quais são as principais vantagens dos sistemas fotovoltaicos on-grid ?

Aqui estão 5 principais benefícios de optar por instalar um sistema solar vinculado à rede:

1. Compensação de crédito
A compensação de crédito abre as portas para este modelo de sistema fotovoltaico. Uma das características do sistema é a geração intermitente de energia solar, o que torna os sistemas solares fotovoltaicos dependentes do armazenamento de energia para garantir o abastecimento na ausência de radiação solar.

Nesse caso, o sistema de compensação permite essa troca com a concessionária, tornando o sistema conectado à rede bastante vantajoso. Outro fator importante é que os sistemas conectados à rede permitem que os créditos gerados em um local sejam transferidos para outro local dentro da mesma área de concessão, desde que atendidos determinados requisitos legais.

2. Resolução ANEEL 687
A Resolução 687 da Autoridade Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) traz maior agilidade na compensação de crédito, aumenta ainda mais a penetração dos sistemas conectados à rede e consolida esse sistema solar como a opção mais eficiente para quem deseja gerar sua própria energia.

Obs: Além disso, dependendo da capacidade de geração de energia do seu sistema, você pode receber créditos de energia em excesso.

3. Custo de implementação do sistema
Com sistemas conectados à rede, o custo de implementação de um sistema solar fotovoltaico é reduzido significativamente. À medida que o sistema solar se torna mais atraente financeiramente, ele pode se conectar melhor à sua própria geração de energia. Além disso, adaptar a conexão à concessionária melhora a qualidade da energia no ponto de entrega.

Dito isto, os sistemas conectados à rede são mais baratos do que os sistemas fora da rede e também podem fornecer energia de maior qualidade para sua casa ou empresa!

4. Baixa manutenção do sistema
O sistema de armazenamento, as baterias necessárias para o sistema off-grid, foi retirado do projeto, excluindo assim os custos de manutenção associados. Em um cenário off-grid, as tecnologias de armazenamento atuais não foram integradas e o mercado oferece altos custos de manutenção e tempos de vida incompatíveis com o restante do sistema.

Os sistemas ligados à rede requerem menos manutenção e têm uma longa vida útil.

5. Qualidade de energia
Conforme mencionado anteriormente, a natureza da geração de energia solar conectada à rede da concessionária pode aliviar o fornecimento de energia no momento da geração, o que tem um efeito positivo nos períodos de alta produção. Portanto, o nível de tensão e a capacidade do circuito de baixa tensão são melhorados.

Resumindo, significa que você terá energia de maior qualidade!

Instalação Solar On Grid

Perguntas Frequentes:

Quais as desvantagens do sistema on grid?

As desvantagens do sistema on-grid incluem a dependência da rede elétrica, o que significa que em caso de queda de energia na rede, o sistema também para de funcionar. Além disso, existe o pagamento da tarifa mínima de disponibilidade da rede elétrica, mesmo que a produção seja maior que o consumo .

Quanto custa um sistema fotovoltaico on grid?

O custo de um sistema fotovoltaico on-grid varia de acordo com a capacidade e os componentes necessários. Em média, o preço pode variar de U$ 3.000 a U$ 10.000 para sistemas residenciais, com valores mais altos para instalações maiores ou comerciais .

O que é um sistema fotovoltaico on grid?

Um sistema fotovoltaico on-grid é um sistema conectado à rede elétrica pública. Ele permite que a energia solar gerada em excesso seja enviada para a rede, acumulando créditos que podem ser usados para reduzir a conta de luz em momentos de baixa produção solar.

Veja Também:

Instalação Solar Off-Grid

Sistema Fotovoltaico Industrial

Gerador On Grid e Off Grid: Entendendo as Diferenças e Aplicações

CONTA ENERGIA 35 MAIS BAIXA -MDMAX

Botão Voltar ao topo